segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

LEITURA DINÂMICA para TV

Fotos da Coach Sonia Corujo no Programa de entrevista "Show Mais" de Darcio Arruda pela TV+

sobre Leitura Dinâmica em 24/02/2011 em São Paulo.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez!!

O Tempo em suas mãos!!
2Turmas no Mês!
Turmas Semanal e de Fim de Semana!
Vagas Limitadas!!!

ih, esqueci (que bom) !!!!


ih, esqueci (que bom) !!!!

FALSO

A perda de memória é diretamente proporcional à idade. Ao contrário do que se imagina, 70% das pessoas com mais de 70 anos não têm problemas de memória.

VERDADEIRO

Mente ativa e sociabilidade preservam a memória. O único remédio capaz de manter a memória saudável é a leitura, aliada a uma vida social saudável. De nada adianta ler e não ter com quem trocar suas percepções e gostos. O neurocientista Iván Izquierdo defende que oesquecimento é fundamental para a sobrevivência.

"O aspecto mais notável da memória é o esquecimento." A citação provém do mesmo neurocientista que identificou a existência das memórias de longa e curta duração.

Contraditório? Iván Izquierdo garante que não.

Em entrevista, ele diz que o esquecimento é fundamental para a perpetuação da espécie -do contrário, ao se lembrarem da dor do parto, as mulheres não teriam mais filhos, ou simplesmente passaríamos a vida fazendo coisas que não nos interessam.

Ele mesmo garante que já se esqueceu da eliminação da Argentina na Copa. "Me lembrarei apenas de que foi um jogão."

  • Deseja saber mais da matéria acima? Escreva para contato@dinamicaleitura.com.br. Nós do Dinamicaleitura, teremos prazer em compartilhar esse texto na integra
Um abraço,


TEXTO DA SEMANA: Mural do Mundo

Por Ana Flávia Corujo

Até que ponto a exposição de nossas vidas na internet é bom, ruim ou importante para nós? Até que ponto participar, interagir e compartilhar das redes sociais nos faz pessoas melhores e felizes?
Nossas vidas tornaram-se um mural do mundo. Críticas a parte ao excesso de exposição, ou a nova moda, a carência cibernética... acredito que fazer parte desse enorme mural, nos faz pessoas mais realizadoras e quem sabe até mais felizes. Até porque muito de nossa exposição é a gente que faz.
A necessidade move o homem, o marketing e a competição também. Hoje ninguém quer ser um “loser cibernético”, ou um “Zé ninguém do mundo virtual”. Vivemos numa nova sociedade, aliás, não mais tão nova assim, chamada - sociedade virtual. Na época de nossos pais, as pessoas não se encontravam nessa “tal internet”; e agora até nossos bichinhos de estimação já tem suas próprias redes sociais.
Não tem mais jeito, estamos conectados uns aos outros. Temos sim uma vida social na internet e nosso “pedigree” esta listado no Google. A internet virou nosso cartão de visitas, ou “queimação de visitas” e querendo ou não ela inconscientemente vira um catalisador para muitas realizações nossas.
Por exemplo, se fizermos uma busca de nosso nome no Google e não aparecer qualquer referencia, não é estranho? Como assim não realizamos nada, não passamos num concurso, escrevemos um artigo, fomos citados, ou fizemos algo de significativo? Só quem realiza gera evidências. Logo, se você fez algo relevante - está no Google. E se não tiver nada realmente, preocupe-se! Isso não é mais privacidade, mas sim ausência de referências sobre você. Não estar no Google hoje em dia, nos passa a sensação de “não existir”. Ter uma história para contar e que esteja de certa forma catalogada na internet, mostra que não viemos ao mundo a passeio.
Tudo bem que muita coisa que a gente quer esquecer - o Google não deixa. Como algum post que deixamos, carreira que tivemos, ou até um casamento que não é mais nosso. Sinceramente as colunas sociais podiam ter prazos de validade cybernético!
Agora pensemos no vício do Facebook. Hoje me vejo tendo frases, imagens e comentários automáticos para serem postados nesse grande mural feliz. Mas, se formos parar para pensar, será que essas redes de certa forma não nos cobram um pouco mais de fazermos algo com nossas vidas? Passamos a prestar conta virtualmente com a sociedade de pessoas felizes, bonitas, que viajam, curtem a vida, sabem dos acontecimentos do mundo, e que se mobilizam por eles. Esse “prestar conta virtual” pode ser uma fonte para uma vida não linearmente comum. Será?
É mundo “muderno”, “muderníssimo”! E vivemos nele, baby. Mas, como tudo na vida, “balance” é o caminho certo. Ninguém quer saber se você acordou, se você vai sair de casa, se você comeu arroz com feijão, muito menos se “peidou”! Hello!! Tem gente que dá um espirro e coloca na internet! Educação virtual, por favor, chega dessa “carência”. Na boa, para quê postar carinhas como: :-), :-(, nas redes? Ou qualquer coisa relevantemente inútil? O legal dessas redes é poder entreter, aproximar as relações, interagir e compartilhar das vidas de pessoas que fazem parte da nossa história, ou até gerar relações futuras, mas não compartilhar da inutilidade da vida alheia.
Tenho certeza que essas redes sociais, a conectividade e a evidência pública virtual de nós mesmos, mudarão muitos de nossos comportamentos. Por isso, saibamos utilizá-las para o bem e diversão. E já que somos grandes murais do mundo, então que seja no ritmo de Gonzaguinha, onde: “Viver é não ter a vergonha de ser feliz! Postar, postar e postar a beleza de ser um eterno aprendiz!”



Para ler mais e melhor, em menos tempo!

LEIT DNMCA Training, com Concentração - torna a função de estudar ou ler, mais rápido, mais estimulante e eficaz, além de melhorar a compreensão, concentração, retenção das informações e concluir sempre a leitura.

Um abraço,
da equipe Dinamicaleitura.

021-2255-1919
Contato@dinamicaleitura.com.br
www.dinamicaleitura.com.br
http://soniacorujo.blogspot.com

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A vírgula muda uma opinião!!

Veja na frase:

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

  • Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...
  • Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Você é viciado em tautológia?

Tautológico - É o termo usado para definir um dos vícios de linguagem. Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido. Às vezes redundante ou falaciosamente.Por exemplo, dizer que "o mar é azul porque reflete a cor do céu e o céu é azul por causa do mar" é uma afirmativa tautológica.

Um exemplo de dito popular tautológico é "tudo o que é demais sobra".
O exemplo clássico é o famoso
'subir para cima' ou o 'descer para baixo'.

Mas há outros, como pode ver na lista a seguir:

- elo de ligação
- acabamento
final
- certeza
absoluta
- quantia
exata
- nos dias 8, 9 e 10,
inclusive
- juntamente
com
-
expressamente proibido
- em duas metades
iguais
- sintomas
indicativos
- há anos
atrás
- vereador
da cidade
-
outra alternativa
- detalhes
minuciosos
- a razão é
porque
- anexo
junto à carta
- de sua
livre escolha
- superávit
positivo
-
todos foram unânimes
- conviver
junto
- fato
real
- encarar
de frente
- multidão
de pessoas
- amanhecer
o dia
- criação
nova
- retornar
de novo
- empréstimo
temporário
- surpresa
inesperada
- escolha
opcional
- planear
antecipadamente
- abertura
inaugural
-
continua a permanecer
- a
última versão definitiva
-
possivelmente poderá ocorrer
- comparecer
em pessoa
- gritar
bem alto
- propriedade
característica
-
demasiadamente excessivo
- a seu critério
pessoal
- exceder
em muito

Note que todas essas repetições são dispensáveis.
Por exemplo, 'surpresa inesperada'. Fique atento às expressões que utiliza no seu dia-a-dia.
Gostou?
Reenvie para os amigos amantes da língua portuguesa.

sábado, 6 de março de 2010

Para uma qualidade de vida melhor!!

Para uma qualidade de vida melhor!!

Enquanto não surgem remédios para a memória, há outros meios para melhorar a evocação.

Segundo um novo estudo, atividades para manter o cérebro ativo, como ler, escrever e jogar cartas podem retardar problemas de memória também definido como demência.

Demência é um declínio nas capacidades mentais, especialmente na memória e no funcionamento, que podem causar doenças específicas como Mal de Alzheimer e Parkinson, e também derrame e infecções no cérebro.

Embora a genética seja a principal suspeita na demência, muitos estudos estão mostrando que fatores do estilo de vida também podem agravar e talvez desencadear os problemas.

Um novo estudo, detalhado na edição de 4 de agosto da revista Neurology, envolveu 488 pessoas entre 75 a 85 anos que não tinham demência no começo do estudo. Elas foram acompanhadas por uma média de cinco anos, e durante esse tempo, 101 pessoas desenvolveram a demência.

No começo do estudo, pessoas relataram a freqüência em que eles participavam de seis atividades de lazer em que ocupavam o cérebro: leitura, escrita, fazer palavrascruzadas, quebra cabeças, jogar tabuleiros ou cartas, participar de grupos de discussão e tocar música.

Para cada atividade, a participação diária era calculada com sete pontos, vários dias por semana pontuavam quatro, uma participação semanal era um ponto. Para aqueles que desenvolveram a demência mais tarde, os pontos na média eram o total de sete, significando que eles participavam de uma das seis atividades a cada dia, na média.

Os pesquisadores analisaram quando a perda de memória começava a acelerar rapidamente nos participantes. Eles encontraram que cada atividade adicional que a pessoaparticipava, a perda da memória era retardada em 0.18 anos ou cerca de nove semanas.

Outros aspectos do estilo de vida das pessoas também foram vinculados a menos problemas de memória como a demência, Alzheimer e definhamento cognitivo normais da idade:

  • Controlar o estresse sem ficar ansioso pode ter menos problemas de memórias e concentração nos estudos.
  • Exercícios mantêm a mente mais jovem, assim como o corpo em forma por meio da circulação de sangue no cérebro e liberação de endorfinas.
  • Leituras e pesquisas na internet são atividades que mantém o cérebro ativo por explorar grande parte do sistema cerebral numa variedade de escolhas, visualizações e sonhos para fazer.
  • Sair da rotina é outra atividade cerebral para ativar áreas que normalmente não estão em evidência.
  • Estude, leiam sempre para ativar mais a memória e o poder de concentração.

Sorte!

por sonia corujo by Dinamicaleitura

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

quinta-feira, 30 de julho de 2009

CONEXÃO PESSOAL

  • As pessoas não se tornam especiais pela maneira de ser ou agir, mas pela profundidade em que atingem nossos sentimentos!
  • Aprender significa ter a coragem de deixar de lado crenças, hábitos, modelos mentais que já estamos acostumados e já dominamos, em prol do novo, do desconhecido.
  • Às vezes você ganha e às vezes você aprender. O resultado é sempre positivo
  • Pra obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez!
  • A fala nada mais é uma síntese do passado e presente conveniente com SEU propósito!
  • Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez!!
  • Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
"AGE QUOD AGIS"- "Tenhas consciência nítida do que
estas fazendo”

  • Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve, e a vida é muito bela para ser insignificante. por Charles Chaplin

corujo by Dinamicaleitura

domingo, 5 de outubro de 2008

Entrevista para Folha Dirigida - Caderno Educação

Estudando para Concursos?
FOLHA DIRIGIDA -Leitura Dinâmica Para ler mais e melhor, em menos tempo!!

Especialista em Leitura Dinâmica, a professora Sonia Corujo fala dos benefícios das técnicas do curso que prometeajudar o desempenho de estudantes e candidatosde concursos - público que, muitas vezes, é vítima da própria falta de concentração quando da realização das provas “É possível aprender a ler reduzindo a quase zero asinterferências externas e internas. Adquirir a habilidadepara ver os grupos de palavras não precisando ler os vocábulos,individualmente. Você vai ler muito mais em muito menostempo. Evitará, assim, o cansaço precoce, a falta deconcentração e a dispersão de uma leitura prolongada - ”FERNANDA FERNANDES

Hora de estudar. Em poucos minutos de leitura bate aquele sono,a fome, sede, vontade de ir ao banheiro ou simplesmente esticaras pernas. Diagnóstico? Falta de concentração. E é aí queas técnicas de Leitura Dinâmica pretendem atuar. Na área deDesenvolvimento Pessoal e Leitura Dinâmica há mais de 15anos, Sonia Corujo criou o LEITDNMCA Training, com Concentração,um conceito inovador nessa área.
O objetivo do curso, diferente do que muitos pensam, vai além do aumento da velocidadeda leitura.Trata-se de um curso prático e interativo, que utiliza técnicasde estudo e concentração comprovadas e reconhecidasinternacionalmente - como a forma sistemática SQ4 R,elaborada e testada pela Universidade de Ohio, nos EstadosUnidos, aliadas ao Desenvolvimento Pessoal, que segundo Sonia Corujo, deve caminhar junto com as técnicas. E a falta de tempo não pode ser desculpa para os concursandos,público que mais procura o curso. O conteúdo das aulas é dado em três dias (terça, quarta e quinta) ou em umfim de semana. E a professora garante que o resultado podeser visto mesmo em um relativo pequeno espaço de tempo.
O QUE SE ENTENDE POR “LEITURA CONVENCIONAL”?

Sonia Corujo - A leitura convencional é silábica, vagarosa emuito cansativa. Grande parte dos leitores lê dessa forma desdea sua alfabetização. E segue acumulando alguns vícios e, detanto repetí-los, acreditam que estão corretos. Nós fomosensinados, desde a nossa infância, a separar as sílabas, falarem voz alta e ler bem devagar para melhor entender o que foilido. E ao longo do tempo fomos acumulando uma série devícios de leitura que nos fazem ler mal e lentamente, levando-nos, quase sempre, a não concluir o que começamos a ler,instalando-nos a preguiça da leitura, nos trazendo, ainda, ocansaço, os devaneios e o sono. Nós fomos alfabetizados assim,separando sílabas, lendo tudo dessa forma. Começa na infância.Percebemos que o aluno, por muitas vezes, “lê com amão”, quando quer mostrar algo importante no texto, porexemplo. Fomos criados e habituados a uma série de rituais,que hoje já não atendem as nossas necessidades e à correriado dia-a-dia.

O QUE SERIA A LEITURA DINÂMICA E QUAIS OS BENEFÍCIOS TRAZIDOS POR ELA?

A leitura dinâmica nada mais é do que um processo natural, aevolução da leitura, o exercício do cérebro, a ligação emocional,profissional e prática com a informação, como se fosse arrumargavetas, ou caixinhas, colocando as informações certas nos lugarescertos e de fácil acesso. Para isso, existe uma técnica reconhecidamundialmente e adaptada com conceitos novos, quefaz com que o participante do Curso LEITDNMCA Training ,muda completamente a sua relação com a leitura, mostrando que nãoexistem barreiras entre você e o livro. Você aprende a ler reduzindoa quase zero as interferências externas e internas. E adquirea habilidade para ver os grupos de palavras não precisandoler os vocábulos, individualmente. Você vai ler muito maisem muito menos tempo. Evitará o cansaço precoce, a falta deconcentração e a dispersão de uma leitura prolongada. E sentirámuito mais prazer em praticar a leitura devido ao fechamentoda idéia. O curso propicia um aumento no poder de concentraçãoe de leitura, e a eliminação desses vícios, ansiedades e estresses.Esses são os empecilhos para uma boa leitura, que flua. Mas, aprendendo a controlar isso, conseguindo se concentrar, oaluno aprimora o estudo, garantindo aquisição de segurança,disposição e foco, além de conseguir se orientar, organizar eadministrar seu tempo. Nós, hoje em dia, estamos habituados afazer mil coisas ao mesmo tempo. A globalização impõe, decerta forma, isso a nós. São informações a todo momento. Masnós devemos selecionar tudo isso. E, principalmente, não podemosachar que ler ou estudar está dentro dessas mil tarefasque desempenhamos ao mesmo tempo. A leitura requer umaatenção especial, concentração. Se é para estudar, devemos parare nos focar nisso. Se não, não haverá um bom resultado.

QUAL O PÚBLICO-ALVO E COMO AS TÉCNICAS SÃO APLICADAS ACADA UM?

Já fiz turmas especiais com crianças mais novas, mas o cursoé direcionado a pessoas a partir de 12 anos, que são dividasem grupos de no máximo 13 alunos, para que eu possa conhecercada um dos meus alunos e perceba o que o está impedindode alcançar o sucesso. Mas posso dizer que 99,9%das pessoas que procuram o curso são estudantes de concursospúblicos e vestibulares, apesar de que eu já ministrei ocurso em empresas, bancos e até cartórios. Isso porque a concentraçãoé a principal preocupação dos candidatos que queremprestar concurso público. Então, é importante que o candidatosaiba por que está estudando e esteja envolvido comseu objetivo. No curso, os alunos aprendem as técnicas, sãomotivados a estar bem consigo, e aplicam isso no seu material,seja em uma apostila de concurso, em um livro para prova,textos difíceis da faculdade, etc. Cada pessoa tem sua própriavelocidade de leitura, o bom leitor sabe ajustar a suavelocidade de leitura de acordo com o assunto. E eu acompanho,faço um feedback. Eu pergunto como está indo, oriento, porque eu, assim como eles, quero ver os resultados.

QUAIS SÃO AS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA ALCANÇAR OS RESULTADOS?

Possuímos uma metodologia própria, que reúne os conceitos/estudos feitos lá na França no final do século XIX sobre os mecanismosoculares da leitura; com base na metodologia da famosaprofessora americana, Evelyn Wood; somada com a metodologiade resultados dos Cursos vivenciais mundialmenteconhecidos, Life Springs Trainings. Dentro do programa do curso,o aluno aprende técnicas focadas na concentração, motivaçãoe memorização, através de exercícios práticos, adequados aopropósito da leitura. Devemos analisar se é um livro de estudo,de lazer, de pesquisa, para comparar idéias, ou para absorverconteúdos para uma prova, por exemplo. Para cada materialhá uma preparação. E quando você se prepara, o resultadoé melhor. Leitura é envolvimento. Se você está envolvido, estágerando paixão, concentração, velocidade. E esse processo émuito rápido. Mas o objetivo inicial é fazer o aluno sair da“zona de comodidade”, de uma forma prática e vivencial e romperas “barreiras” que o impedem de sincronizar sua velocidadecerebral com a de leitura. Fazê-lo abrir os olhos, sair do seumundinho, perceber as coisas ao seu redor. Então, nós vamostratar da questão da memorização, a curto e longo prazo, dastécnicas internacionais e de como aplicá-las, do poder de captara idéia principal de cada texto e organizá-la na mente. Ocurso também ensina técnicas de estudo... Fazemos exercíciospara leitura de jornais e revistas que, ao contrário do que muitospensam, é diferente... Ensinamos a postura correta para asleituras e os estudos. Quer dizer, a velocidade da leitura só vaiser a conseqüência disso tudo.

QUAL O DIFERENCIAL DO LEITDNMCA?

A LEITDNMCA Training, foge completamente aos estilos convencionais. É o único curso com duas metodologias para resultadose com reciclagem grátis. O diferencial do curso é a preocupaçãocom o desenvolvimento pessoal, que deve caminhar juntocom as técnicas de leitura e estudo. Não adianta só ter técnicase você não está legal com você. É um processo de dentro parafora. A primeira coisa a fazer é excluir os ‘não’. As pessoas sófalam que não conseguem, não sabem, não entendem, não lembram.Ninguém lembra de tudo, é saudável esquecer! Mas sevocê se coloca para baixo, quem vai te colocar para cima? Alcançaros resultados esperados não se trata de um milagre. A capacidadede concentração e o sucesso nos estudos dependem, alémda técnica, da dedicação de cada um. Em um processo de reconstruçãode valores, mudar é difícil, mas basta o aluno querer.

SÓ TRÊS DIAS OU UM FIM DE SEMANA SÃO SUFICIENTES PARA O APRENDIZADO?

O curso tem a duração de 12 horas, distribuídas em três diasda semana (terça, quarta e quinta), ou em um final de semana.Eu selecionei o mais importante e relevante e deixei ocurso mais enxuto, até pela correria do dia-a-dia. As pessoas estão sem tempo para nada. Não adianta fazer um curso longo,em que as pessoas vão faltar, e acabar perdendo o conteúdo.São três dias em que o aluno mergulha naquele universo,na leitura, no aprendizado. São três dias de dedicação total. As turmas são abertas a cada 15 dias. Além disso, o aluno conta com um período de reciclagem gratuito em que, apósum ano, ele pode verificar a aplicação das técnicas em seus conteúdos cotidianos e perceber sua evolução. O aluno aprendea fórmula de estudar, e aplica isso no material da sua área. Eufaço um acompanhamento do desenvolvimento de cada um. É uma mudança, uma abertura em que se passa a perceber as coisas de forma diferente.

QUE DICAS PODEM SER DADAS PARA QUE SE COMECE A BUSCAR ESSEDINAMISMO NA LEITURA?

Comento em minhas aulas que alguns alunos de academias sóestão preocupados com o Fitness Muscular, esquecendo que quemcomanda tudo é o nosso cérebro. Então, eu os incentivo a praticaro “Fitness Cerebral”, para malhar os neurônios! A pessoa deveaprender a ler os sinais de stress em seu corpo. Mas o Fitness Muscular também resolve parte dos problemas. A liberaçãodas endorfinas relaxam e elevam a concentração, trazendo asensação de prazer. Deve ser feito um trabalho conjunto, umexercício duplo. Mas, além disso, há uma série de medidasque devem ser tomadas, e que dependem fundamentalmentedo empenho do aluno. A pessoa deve procurar dormir otempo necessário, fazer exercícios regularmente, de preferênciaantes dos estudos, e deve evitar tomar café ou usar stimulantespara manter-se acordada. Nesses casos, é melhor que durmapor até 20 minutos, se necessário. Além disso, recomendamosque não se comece a estudar estando com fome, sede, sono oudor, pois não terá uma boa concentração. Nutrição balanceada éfundamental no aprendizado. Outro detalhe importante, ao qualmuitas pessoas não prestam atenção, é que as dificuldades noestudo podem estar relacionadas a problemas de visão ou audição. Então, é interessante que consultem um especialista.

Leitura Dinâmica Para ler mais e melhor, em menos tempo!!'
MAIS INFORMAÇÕES: 021 2255-1919 ou http://www.dinamicaleitura.com.br/

sábado, 12 de abril de 2008

LEITURA DINÂMICA com CONCENTRAÇÃO!!

CURSO PRÁTICO e INTERATIVO.
TÉCNICAS de ESTUDO com CONCENTRAÇÃO para RESULTADOS!
"Cursos semanais e Fins de Semanas"
PROGRAMA 12 horas de aula - 80% prática e 20% teoria:

LEIT DNMCA Training, torna a função de estudar ou ler, mais rápido, mais estimulante e eficaz, além de melhorar a compreensão, retenção das informações e concluir sempre a leitura.
O curso oferece apostila, certificado de conclusão e reciclagem GRÁTIS!

Informações: